O que é erosão dental? Muitas pessoas chegam no dentista dizendo que estão com uma sensibilidade nos dentes, uma alteração na coloração, e acham que é alguma inflamação ou algo relacionado a bactérias, mas, por muitas vezes, se trata de uma erosão dental.
A erosão dental é o desgaste que acontece na superfície do dente, na parte mais externa, que é o conhecido como o esmalte, a parte branca do dente, fazendo com que essa parte seja desgastada por meios ácidos.
Isso pode acontecer por meios que você consome, por um ácido presente em você, através de algum distúrbio estomacal ou por algum medicamento que você utiliza, que pode modificar o pH da boca.
Então a erosão dentária, ela é causada por essa destruição superficial do esmalte dentário causado por ácidos.
Conteúdo do artigo
Quais são as causas da erosão dental?
Como foi dito, ela é causada principalmente por alimentos consumidos pelo próprio paciente, por exemplo:
- Produtos industrializados;
- Sucos;
- Refrigerantes;
- Doces.
Hoje em dia, praticamente todos os produtos têm muito açúcar refinado e esse composto se transforma em ácido na boca.
Então, com o aumento de consumo dos alimentos industrializados, cresceu muito os casos de erosão dental por conta da acidez que fica na boca.
A erosão dental é causada somente por alimentos que são ingeridos?
Não, a erosão dental pode ser causada de forma intrínseca, de dentro para fora.
Em alguns casos, a pessoa possui algum distúrbio gastrointestinal, como por exemplo, refluxo, azia, aumento de acidez gástrica, ou até mesmo medicamentos que inibem a saliva. Todas essas situações também podem ser causadoras da erosão.
A saliva é uma protetora da boca, ela promove uma película e consegue equilibrar o pH da boca, que poderá evitar algumas doenças, a boca deve estar sempre umidificada.
Como saber se tenho essa erosão dentária?
Geralmente, acontece uma perda superficial do esmalte do dente, esse esmalte é a parte mais dura que tem do dente.
Quando essa capa é perdida, o dente ficará mais frágil, então é mais fácil ter uma cárie, uma infecção ou até mesmo trincas e fraturas no dente.
Pelo simples fato dos dentes ficarem mais frágeis, é importante que o paciente possua cuidados dobrados com ele, principalmente pacientes que possuem dentes tortos.
Os dentes tortos são principais aliados para o acúmulo de bactérias, fazendo com que possa desenvolver alguma doença periodontal, por isso é importante que o paciente inicie o tratamento por meio de um aparelho transparente.
Além do mais, algumas pessoas possuem o dente do siso parcialmente ou completamente obstruído, que é quando o seu desenvolvimento crescimento é suprimido pela gengiva.
Quando isso acontece, a região fica vulnerável à junção de placas bacterianas, sendo algo maléfico quando se trata dos dentes frágeis. Por isso, é importante fazer uma cirurgia de extração de siso incluso.
Quais são os sintomas da erosão dentária?
O paciente poderá ter muita sensibilidade no dente, porque a capa de proteção foi perdida, esses são os sintomas mais comuns, quando observa-se alguns deles é importante que vá até o especialista para uma avaliação.
Caso o paciente observe uma dessas situações no dente, é importante que ele vá ao especialista, para que ele indique uma cirurgia dentária implante, é importante que o paciente não fique sem o dente.
Além dos sintomas também tem os sinais, que é aquilo que o paciente consegue ver.
Os dentes passam a ficar mais amarelados, por trás dos dentes principalmente, às vezes, fica manchado trazendo uma coloração diferente no dente, sendo interessante que o paciente faça um clareamento a laser dental para manter a estética.
Quais as formas de tratamentos para a erosão dental?
A erosão é um problema que só pode ser tratado pelo dentista, porque ela causa perda da estrutura dentária, o especialista irá recuperar esta estrutura.
As erosões leves e moderadas podem ser tratadas com restauração de resina composta, que são procedimentos relativamente simples e mais em conta.
Já as avançadas às vezes necessitam um tratamento de canal e somado ao canal, em algumas situações é necessário fazer uma coroa ou até mesmo uma faceta de resina.
Além disso, para evitar o acúmulo de bactérias, se for necessário é recomendado pelo especialista o paciente poderá efetuar a cirurgia de retirada de dente siso.
Por isso, é ideal que a erosão seja identificada no começo e o paciente busque ajuda o quanto antes.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.