Big Data é uma ferramenta estratégica utilizada para coletar, organizar, analisar e interpretar grandes quantidades de dados úteis para criar informações valiosas que auxiliam os gestores de negócios.
E se você está atento ao mundo da tecnologia, com certeza já ouviu falar sobre Big Data e cultura de dados.
Afinal, principalmente devido ao advento e avanço da internet, ocorreu o grande impulsionamento e geração de centenas e milhares de dados que revolucionaram tanto empresas que vendem quadro elétrico como lojas de brinquedos, por exemplo.
Em meio a tantas informações, é possível saber detalhes sobre os interesses dos clientes, sua demografia, tendências de mercado e muito mais. Diante disso, o Big Data se tornou muito importante.
E não à toa, afinal, o mapeamento dessas informações ajuda as organizações a entender melhor os clientes e o mercado, para que possam usá-las para identificar novas oportunidades, seja em um negócio de venda de barra chata de alumínio ou loja de velas.
Se você quer entender mais detalhadamente sobre o Big Data, e como pode ser importante para seu negócio, continue lendo este artigo.
Conteúdo do artigo
O que é Big Data, afinal?
Big Data refere-se a um volume denso e grande de dados, diversificado e amplo, sobre um determinado assunto, pessoa ou empresa que está disponível na internet, em bancos de dados e algumas mídias offline.
Lembrando que os dados podem ser obtidos em diversos formas, como:
- Nomes;
- Imagens;
- Números;
- História.
A fonte de dados também pode variar, podendo vir de ambientes internos e externos como:
- Pesquisas;
- Dispositivo;
- Mídia social;
- Registros de clientes;
- Processos de negócios.
Com base nesses exemplos, podemos entender claramente que quase qualquer tipo de operação ou iniciativa é capaz de gerar dados.
E devido ao grande volume e velocidade com que esses dados são gerados, sua coleta e análise são feitas por meio de ferramentas especializadas e que podem ajudar uma empresa que vende rodinhas para móveis, por exemplo, a alcançar melhores resultados.
Para que serve esta tecnologia?
O Big Data oferece às empresas grande potencial e benefícios. Quando uma estratégia de dados inteligentes é aplicada, as ferramentas permitem que as empresas visualizem os detalhes de suas operações por meio da coleta, processamento e investigação de dados.
Usando este processo, você pode:
- Apontar erros;
- Criar oportunidades;
- Encontrar pontos de melhoria;
- Criar uma série de insights ricos;
- Ter um conhecimento global de negócios.
Resumindo, usando os dados corretamente, o seu negócio pode ser impulsionado das mais diversas formas, independentemente se é um negócio de prensa enfardadeira preço ou venda de artefatos de cozinha, por exemplo.
Os dados bem analisados e redistribuídos nas estratégias podem impulsionar qualquer tipo de negócio.
Por que Big Data é importante para negócios?
O Big Data se tornou o grande trunfo dos negócios, e em decorrência disso tem sido utilizado como estratégia em vários setores e nichos de mercado, mas isso não tem a ver com “modinha tecnológica” entre empresas ou algo do tipo.
O fato é que existem diversas vantagens comprovadas ao implantar o Big Data nos negócios, como os que citamos logo abaixo.
Redução de custos
De fato, um dos principais motivos pelos quais o Big Data é importante para as empresas é que ele promove a redução de custos quanto a questão de processar e armazenar grandes quantidades de dados.
Além disso, são uma oportunidade de identificar formas mais eficientes de fazer negócios. A redução de custos é provavelmente o fator mais significativo que leva uma organização a adotá-la.
O Big Data ajudará você a reduzir seus custos de vendas de insumos – criando projeções claras do futuro com base em dados de anos anteriores – e fornecerá as ferramentas para prever e planejar o futuro de uma empresa de serviço de faxina residencial, por exemplo.
Melhor atendimento ao cliente
As soluções de Big Data ajudam as empresas a oferecer melhores serviços aos consumidores. Ao integrar os dados do CRM com ferramentas como o BigQuery, você pode entender melhor as preferências e os padrões de comportamento do seu público-alvo.
Por isso, as soluções de Big Data aumentam a eficiência da sua empresa na área de atendimento ao cliente.
Inteligência de negócios eficaz
Analisar um negócio pode ser uma tarefa tediosa, mas com a ajuda de ferramentas de Big Data, você pode fazer isso melhor, de forma mais rápida e eficiente.
Se você quer levar seu negócio para o próximo nível, é o Big Data que vai guiar a tomada de decisões e simplificar a análise de risco para aumentar as chances de sucesso.
Além disso, levar em consideração os fatores sociais e econômicos – e acompanhar as últimas tendências do setor – tornará o Big Data um problema menor.
Campanhas de marketing eficazes
Quando você planeja lançar uma estratégia de marketing de promoção de vendas, precisa ter certeza de que possui dados suficientes para ajudá-lo a criar a campanha perfeita.
O Big Data é necessário porque você pode fazer mais com esses dados se analisá-los com precisão. Isso permite que sua empresa se concentre nos mercados-alvo.
Esse recurso é excelente porque ajuda a definir o mercado ideal para seus produtos, analisa histórico de vendas, tendências e muitas outras informações que não seriam possíveis de comparar manualmente.
Como aplicar Big Data em diferentes setores?
Geralmente, a aplicação de Big Data é feita por vários motivos, como a modernização dos negócios, bem como uma série de benefícios.
E como já mencionamos várias vezes no artigo, é uma tecnologia que pode ser aplicada em diversos setores, e aqui vamos dar mais alguns exemplos de como pode ser aplicada.
Primeiramente, não poderíamos deixar de citar a indústria, seja em empresas de fabricação de esticador de cabo de aço ou fábricas de alimentos, o Big Data contribui para aumentar a qualidade e a produção, minimizando o desperdício.
Programas e recursos também são integrados, há maior descentralização de processos e a planta produtiva possui alta modularidade de sistemas. Cada módulo pode assim trabalhar em produção de acordo com os requisitos existentes.
Por exemplo, em uma fábrica de graxa de silicone, o Big Data pode contribuir para mapear melhor onde estão os melhores fornecedores que compram a matéria-prima.
No varejo, uma solução de análise de Big Data é muito útil para construir relacionamentos com clientes por meio de dados. Ele pode processar informações de pesquisas de mercado, relatórios de interação com clientes, programas de fidelidade, etc.
Com base nessas informações, é possível revelar quais são as maiores necessidades dos consumidores e o que pode ser feito para melhorar os serviços.
Os dados gerados através do Big Data podem ajudar a melhorar os níveis de satisfação dos clientes, melhorar os programas de fidelização, desenvolver ofertas, estratégias promocionais e de descontos, selecionar recompensas para clientes fiéis, entre outras coisas.
Soluções de monitoramento combinadas com tecnologias que realizam análises eficazes também podem ser usadas na área da saúde. Os tempos de espera podem ser reduzidos processando as solicitações de leitos e monitorando seu uso.
Isso é feito usando dispositivos de reconhecimento de localização em tempo real, etiquetas de identificação por radiofrequência e visão computacional.
Fatores relacionados às necessidades dos pacientes também são analisados para o preenchimento adequado das vagas. Nos serviços financeiros, os processos de avaliação de risco de crédito e prevenção de fraudes podem ser otimizados.
Um sistema de Big Data consegue analisar um grande volume de informações em busca de padrões que indiquem fraudes ou comportamentos suspeitos.
Etapas para implementar o Big Data
De fato, o Big Data passa por etapas que ajudam a simplificar o processo de implantação:
Definição de objetivos
O Big Data para ser bem implementado precisa ter os objetivos bem definidos, a fim de promover e obter os melhores resultados, e como deseja alcançá-los.
Coleção de dados
Depois de estabelecer e definir claramente os objetivos, será possível obter muito mais clareza sobre os dados e informações sigilosas do seu negócio.
Com isso, as empresas podem construir impérios de dados para organizar em coleções bem definidas e prontas para serem utilizadas nas próximas etapas.
Pré-processando
Essa etapa também é conhecida como “limpeza de dados” porque envolve o uso de métodos de análise estatística para encontrar inconsistências e desvios que possam prejudicar o resultado final, como valores duplicados, nulos ou inconsistentes.
Independentemente se você tem um negócio de venda de filtro de cartucho preço promocional ou loja de tecidos, é essencial realizar essa limpeza de dados.
Data Mining
Trata-se da mineração de dados, onde as informações são processadas por meio de métodos de inteligência artificial a fim de encontrar padrões de acordo com os objetivos traçados para o projeto.
Análise de conteúdo
A partir dos resultados da mineração de dados, métodos analíticos como análise descritiva, preditiva e diagnóstica são aplicados para apoiar a tomada de decisão.
Integração de dados
A etapa final é o amadurecimento da empresa, que ao invés de processar e analisar dados em tempo hábil, cria processos para fazer isso sistematicamente. Big Data torna-se, assim, mais do que uma ferramenta para estratégias de negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.