Começar uma loja online tem vantagens em ter uma loja física: não há aluguel a pagar, e você pode chegar a milhões de clientes no conforto de sua própria casa. Para ter um tiro no sucesso, no entanto, é uma boa idéia pensar tanto em começar uma loja online como faria para qualquer outro negócio.
Você precisará de um ótimo produto, de um site amigável e de um sólido plano de marketing. Leia mais para saber como começar.
Conteúdo do artigo
Desenvolvendo seu produto e plano de negócios
Decida o que deseja vender
Se você quer começar uma loja online, provavelmente já tem uma ideia de um ótimo produto para vender, um computador ou um notebook. Tenha em mente que certas coisas são propícias para vender bem on-line como celulares, notebooks, papel de parede, e até mesmo colcha de casal, porque não?
Você vai vender produto próprio, vai comprar para revender ou vai fabricar os próprios produtos? Por exemplo, se você for fazer produtos sobre decoração, é preciso saber como aprender a costurar e quais os custos de cada produto, isso precisa ser feito para qualquer nicho de produção.
Enquanto outros itens podem ser mais difíceis de vender ( roupas por exemplo, que podem precisar provar ) quando não podem ser vistos pessoalmente. Em qualquer caso, você deve acreditar apaixonadamente no valor de seu produto – caso contrário, será difícil se conectar com os clientes. Aqui estão algumas questões a considerar:
- É um produto físico que precisa ser enviado, ou é um produto digital que pode ser enviado através da Internet?
- Você vai ter um inventário (mais de um) de cada produto, ou eles serão únicos (por exemplo, obras de arte, itens vintage)?
- Você quer vender uma grande variedade de produtos ou planeja se especializar, como vender apenas camisetas ou livros?
- Você está criando o produto você mesmo? Se assim for, certifique-se de poder acompanhar a demanda. Formar um relacionamento com um fornecedor confiável.
- Se você não planeja fazer o próprio produto, você precisará de um bom fabricante.Pesquise empresas diferentes para encontrar o que funciona para a sua ideia de negócio.
- Decida como seu produto será enviado. Crie um plano para enviar o produto de sua casa de forma eficiente, ou elaborar um plano de armazenamento e envio com um armazém. Você também pode olhar para o envio de drop se o produto estiver sendo fabricado por um terceiro.
- Você estará intimamente envolvido com seu produto ou serviço. Para efetivamente espalhar a palavra e comercializar sua loja, você precisará se socializar com pessoas desse setor. Certifique-se de que o produto é algo que você pode ficar atrasado para o longo prazo.
Encontre um nicho
Saber o produto que deseja vender é apenas parte da criação de uma loja online bem sucedida. Você precisará descobrir o que diferencia seus serviços de todos os outros serviços similares que as pessoas podem escolher, tanto na pessoa como na internet. Por que um comprador deve comprar suas blusas de malha de mão quando tiverem outras 100 lojas on-line para escolher?
- Avalie a concorrência. Não apenas salte para vender uma determinada linha de produtos até que você tenha analisado os sites com os quais você estará competindo. Considere os principais mercados on-line que pretende anunciar seus produtos; e confira a concorrência dentro desses portais.
- Ofereça algo verdadeiramente original. Se você está vendendo artesanato artesanal ou obras de arte , a originalidade do seu trabalho pode ser o sorteio que distingue seu produto. Tente encontrar um equilíbrio entre algo que é altamente original e também tem um apelo geral.
- Oferecer expertise. Talvez a qualidade que separe sua empresa do resto seja sua experiência no tipo de produto que você está vendendo. Talvez você seja um ex-baseball pro que vende uma linha de luvas de baseball, por exemplo. Faça da sua paixão e conhecimentos especializados parte do pacote.
- Oferecer um processo de compra fácil de usar. Mesmo que o seu produto seja muito parecido com outras coisas à venda on-line, você pode separar sua loja, tornando a experiência de compras divertida e fácil. Certifique-se de que seu site é fácil de navegar e divertido de compartilhar. Seja responsivo e ofereça um ótimo serviço ao cliente, onde outros não.
Teste as águas vendendo seus itens em pequena escala
No mundo real, seria sensato tentar vender seus produtos através de outras avenidas de baixo comprometimento (consignação, mercados de pulgas, shows de artesanato , etc.) antes de dar uma queda e começar uma loja inteira. O mesmo acontece com a venda online. Tente vender seus itens individualmente no eBay, Craigslist, Half.com e similares. Aqui está o que você quer procurar:
- Quem está comprando seu produto? Ofereça um cupom de desconto ou presente gratuito se eles responderem a uma breve pesquisa. Descubra onde mais eles fazem compras on-line.
- Quanto eles estão dispostos a pagar? Experimente preços diferentes.
- Como é a satisfação do cliente? Este é um bom momento para testar o quão bem você pode obter o seu produto para o cliente. Você está usando boas embalagens? O método de envio é confiável? Estão satisfeitos com o produto deles? Você descreveu isso bem?
Faça um plano de negócios
Antes de iniciar o processo de abertura de sua loja online, aproveite o tempo para elaborar um plano de negócios detalhado, quer esteja ou não planejando obter financiamento externo de investidores. Isso irá ajudá-lo a planejar as etapas que você precisará tomar para tornar sua empresa bem sucedida. Descobrir o seu custo de operação e mapear uma estratégia de marketing. Você vai querer levar esses fatores em consideração:
- Custos de produção, quer esteja criando seu próprio produto ou contratando um fabricante.
- Custos de remessa.
- Impostos.
- Salários dos empregados, se aplicável.
- Taxas por reservar seu nome de domínio e serviço de hospedagem na web.
Quer conhecer outras maneiras sobre como ganhar dinheiro na internet ? Neste post você encontrará dicas incríveis para você não passar dificuldades financeiras neste ano.
Construindo sua própria loja online
Registre um nome de domínio
Escolha um nome que seja curto, atrativo e fácil de lembrar. Também deve ser único, já que os nomes mais óbvios já foram feitos.Procure uma empresa de registro de domínio e tente nomes diferentes até encontrar um que o satisfaça e ainda não esteja sendo usado.
- Se o nome do seu coração estiver configurado já estiverem tomadas, fique criativo. Soletrar números, adicionar uma pequena palavra extra ou tentar separação.
- O serviço de registro de domínio fornecerá sugestões para alternativas próximas se o nome desejado for feito.
Escolha um serviço de hospedagem na web
Vale a pena encontrar um bom serviço para o seu site, já que o site é a espinha dorsal da sua loja online. Se é legal, as vendas certamente sofrerão. Os serviços gratuitos de hospedagem na web estão disponíveis, mas, como você está vendendo produtos on-line, você precisará pagar por um serviço que ofereça as opções que você precisa.
- Você precisará de espaço suficiente para o crescimento se o seu negócio for bem.
- Escolha um serviço de hospedagem que permita a personalização se estiver planejando fazer sua própria programação.
Crie seu site
Projete o site por conta própria ou contratar um web designer para criá-lo para você. A ênfase deve ser a exibição de seu produto e tornando o mais fácil possível para os clientes fazer uma compra. Não caia na armadilha de fazer o site também chamativo – quanto mais direto, melhor quando se trata de compras on-line.
- Inclua uma maneira de coletar endereços de e-mail, para que você possa enviar anúncios publicitários e ofertas especiais.
- O cliente deve ter que fazer mais de dois cliques para verificar com um produto.
- Escolha apenas algumas cores e fontes para usar.
Escolha o software de comércio eletrônico
Isso permite aos clientes visualizar produtos e fazer uma compra segura. O software armazena informações de clientes e informações financeiras. Em alguns casos, os fatores do software de comércio eletrônico são comercializados, pois podem ser usados para enviar emails aos clientes. Leve muito tempo para investigar as empresas antes de fazer uma escolha, já que a pessoa que você escolherá desempenhará um papel importante na experiência dos seus clientes e no sucesso da sua empresa.
Configure uma conta de comerciante
Você precisará configurar uma conta com uma instituição financeira bancária para que seus clientes possam pagar com cartões de crédito. Ir com um banco pode ser caro, muitos pequenos donos de lojas online vão com o PayPal como uma opção menos dispendiosa.
Usando um serviço de comércio eletrônico All-Inclusive
Pesquisar serviços de comércio eletrônico com tudo incluído
Se você não tem a inclinação para configurar o seu próprio site a partir do zero, há muitos serviços que oferecem uma plataforma para uma loja online que você pode configurar em apenas algumas horas, por um custo muito baixo. Desta forma, você não terá que aprender a codificar ou contratar um web designer, e você terá todas as ferramentas necessárias para começar a vender seu produto imediatamente.
- Os serviços abrangentes geralmente tomam um pequeno corte de cada venda que você faz.
- Os serviços têm benefícios, mas também existem limitações, já que você precisa operar dentro de seus sistemas. Familiarize-se com os diferentes serviços antes de escolher um. Se você não encontrar um que se adapte ao modelo de negócio que você tenha em mente, reconsidere iniciar uma nova loja online por conta própria.
Considere os serviços gerais de comércio eletrônico
Empresas como Shopify e Yahoo! As lojas permitirão que você configure lojas de loja de aparência profissional quando você envia seu próprio inventário. As soluções hospedadas de comércio eletrônico vão além de fornecer design de loja, pagamento seguro, hospedagem, listas de discussão, estatísticas de vendas, suporte a clientes. Isso é atraente para aqueles que não querem fazer sua própria programação.
Olhe para revender produtos com um lucro
Os serviços de loja de afiliados, como o Amazon eStores LLC, permitem revender os produtos vendidos pela Buy.com e outros comerciantes, escrevendo comentários de produtos e focando um tema que facilita a vida dos consumidores. As lojas Amazon eStores permitem que você possa correr rapidamente, mas não permita que você carregue seu próprio inventário físico.
Considere dicas para vendas gerais
Dicas é um mercado on-line onde você pode postar um item ou criar um catálogo completo gratuitamente. Você carrega algumas fotos, descreve os itens e os coima para vender. É grátis postar mercadorias por meses sem ter que atualizar a listagem. Quando o item é vendido e é de US $ 35 ou menos, é uma taxa de 5%. Se o item for de US $ 35 ou mais, a taxa é de 3%. Além de colocar os bens à venda, você pode incorporar vídeos, blogar sobre seus produtos e serviços e se conectar à sua conta do Twitter diretamente do site gratuitamente.
Experimente a Cafepress se estiver vendendo itens personalizados
Cafepress é um serviço que vale a pena considerar se você está vendendo principalmente t-shirts, e outras coisas que você pode “carimbar” com seus projetos exclusivos, como canecas, adesivos e botões. Os clientes navegam na sua loja, encomendam suas informações e a Cafepress processa a ordem e os itens para você. Você pode começar uma loja básica de graça e pagar uma assinatura mensal por mais recursos.
Venda de artesanato em Etsy
Etsy é uma escolha popular para as pessoas que fazem o que vendem. Há uma taxa de 20 centavos por cada item listado, e a Etsy mantém 3,5% do seu preço de venda se o item for vendido. Você é pago diretamente e é responsável por enviar o item. Você cobra taxas (dependendo do que vendeu) mensalmente.
Tente vender no Instagram
A Instagram é a rede social de crescimento mais rápido do mundo com público altamente envolvido, o que é ótimo para vender itens de moda, produtos artesanais e produtos para casa. Carregue fotos de seus itens para venda no Instagram e depois sincronize sua conta com o InSelly.com para criar uma loja online pessoal a partir de imagens do Instagram. Pagamentos serão alimentados pelo PayPal, o serviço não leva taxas de adesão ou comissões de vendas.
Atrair e reter clientes
Promova sua loja no Facebook e no Twitter
As plataformas de redes sociais são uma maneira importante para as empresas, especialmente as empresas on-line, se comercializarem. Comece uma conta e incentive as pessoas a “gostar” e “compartilhe” a página da sua loja para espalhar a palavra.
- Oferecer incentivos para que os clientes promovam sua loja. Você pode oferecer um desconto ou uma oferta gratuita para quem participa.
- Certifique-se de manter as contas atualizadas com informações sobre novos produtos e promoções.
Comece um blog
Emparelhar seus produtos com conhecimentos especializados é uma ótima maneira de atrair mais pessoas para o seu site. Se o seu produto for relacionado à moda, comece um blog de estilo que caracterize alguns de seus produtos periodicamente. Encontre uma maneira de participar de conversas online relacionadas ao produto que você está vendendo.
- Alguns serviços abrangentes oferecem um recurso de blog como parte de sua “loja”.
- Divulgue os produtos de outras empresas no seu blog e peça-lhes para apresentar o seu em troca. Esta é uma prática comum entre os pequenos fornecedores on-line.
- Envie amostras de seu produto para blogueiros proeminentes ou sites que fazem análises de produtos.
- Faça postagens de convidados nos blogs de outras pessoas. Por exemplo, se você está vendendo mix caseiro de bolachas, faça a estréia do seu produto em um blog de assalto proeminente.
Entre em contato com os clientes sobre as promoções
Use um programa de e-mail como o MailChimp para organizar os endereços de e-mail do cliente e enviar explosões de e-mail com formato bem informado, informando os clientes sobre promoções especiais. Não abuse desse método de entrar em contato com os clientes, porém – eles podem acabar por se desinscrever se você enviar emails com muita frequência.
Dicas
- Certifique-se de utilizar plenamente os testes gratuitos que todas as plataformas de software de comércio eletrônico têm para oferecer. Isso lhe dá a chance de testá-los de todos os aspectos, sem dinheiro fora do seu bolso. Além disso, se você não vê uma oferta de avaliação gratuita, entre em contato com eles para configurar uma. Provavelmente eles farão uma exceção.
- Cuidado com qualquer serviço que implique a venda de produtos que você não possui. Estes geralmente são chamados de serviço de “dropshipping” e, enquanto alguns são legítimos, muitos são golpes. Mesmo aqueles que são autênticos têm poucas chances de sucesso porque você está vendendo coisas que outra pessoa provavelmente já está vendendo. Você precisará de habilidades de marketing extraordinárias para fazê-lo funcionar, em que caso, por que não aplicá-lo aos seus próprios produtos?