Atualmente, podemos dizer que para uma empresa obter sucesso na sua área, é necessário adotar estratégias de marketing, afinal, o cenário entre as empresas está cada vez mais competitivo.
Inclusive, quando o assunto envolve marketing, estamos falando também sobre a gestão comercial, uma atividade que está presente no dia a dia das empresas que se preocupam com a saúde do seu negócio.
Além disso, é certo dizer que, da mesma maneira que é importante que uma empresa tenha uma consultoria de gestão de varejo, para tornar um negócio ágil, ao mesmo tempo, um gestor comercial torna-se uma peça fundamental para contribuir com a saúde da organização.
Mas afinal, o que é gestão comercial? Por que seria interessante investir em um curso sobre essa área? São perguntas que serão respondidas ao longo deste conteúdo. Confira:
Conteúdo do artigo
O que é gestão comercial?
Em resumo, a gestão comercial pode ser entendida como uma área dedicada para transações comerciais de uma organização.
Partindo desse princípio, já podemos notar a importância que um gestor comercial pode fazer, tanto para uma loja de roupas, quanto para uma empresa especializada em serviços de segurança particular armado.
Em outras palavras, o profissional que atua nessa área tem a responsabilidade de cuidar de todas as atividades de compra e venda de uma empresa.
Portanto, existem algumas atividades que costumam fazer parte de um gestor comercial, como:
- Estuda o mercado para observar demandas e oportunidades;
- Estuda a viabilidade econômica do negócio;
- Define preços de produtos e serviços;
- Cuida do relacionamento com clientes e fornecedores;
- Desenvolve estratégias para os pontos de venda;
- Faz planejamentos para aumentar a rentabilidade do negócio.
Em alguns casos, o gestor comercial também pode ser responsável pela prospecção e suporte ao cliente, além de lidar com o fechamento de contratos.
Isso significa que esse profissional, em alguns momentos do dia, terá que encontrar clientes que procuram, por exemplo, por “valor de manutenção de impressora”, por exemplo, com o intuito de expandir a base de clientes da empresa em que trabalha.
No geral, é possível dizer que essa profissão pode garantir (dependendo do caso) a saúde comercial de um negócio. Essa garantia é baseada em estratégias aplicadas para melhorar a produtividade dos setores e, claro, a compra e venda da empresa.
Qual o perfil de um gestor comercial?
Você faz parte daquele grupo de pessoas que gosta de planejar, organizar e buscar resultados, a gestão comercial pode ser a profissão ideal para você.
Entretanto, assim como qualquer outra área existente no mercado, trabalhar como gestor comercial requer algumas qualidades importantes, como:
- Facilidade para tomar decisões;
- Ótima organização;
- Flexibilidade para lidar com desafios;
- Raciocínio estratégico para controlar problemas;
- Ter facilidade para desenvolver relacionamentos;
- Iniciativa e habilidade de negociação.
Estas são, portanto, as habilidades essenciais que uma pessoa precisa ter, ou desenvolver, para começar a sua jornada nesta área do mercado.
Em partes, são habilidades que são notáveis até mesmo em um profissional que trabalha com financiamento imobiliário para policiais, por exemplo, no entanto, é interessante aperfeiçoar esses requisitos, e isso é um dos aspectos presentes nos cursos de gestão comercial.
Como é o mercado profissional?
Já podemos adiantar que o mercado de trabalho para gestão comercial é uma das áreas que mais cresce no mundo.
Ou seja, estamos falando de uma área que está em constante expansão, afinal, a quantidade de empresas não para de crescer.
Da mesma maneira que existem vários tipos de lojas surgindo em vários lugares de uma cidade, ao mesmo tempo, cresce o número de negócios que trabalham como consultoria informática para empresas, por exemplo.
Para que você tenha uma noção, só em 2020, mesmo com a crise da pandemia de Covid-19, o número de empresas no Brasil bateu recorde de quase 18,5 milhões.
Segundo o relatório Mapa de Empresas, criado pelo Ministério da Economia, esse recorde representa um aumento de 1,2% em relação ao último resultado apontado no quadrimestre de 2019.
Um dos motivos desse resultado ser tão relevante, é o fato de que está havendo uma desburocratização e simplificação dos processos de abertura de empresas,
Consequentemente, isso leva cada vez mais pessoas a investir em seus negócios, ou até mesmo investir em certas áreas de conhecimentos, como conhecer o processo de funcionamento de um regime, como o drawback integrado, por exemplo.
Por outro lado, o fato do Brasil ter mais empresas só contribui, também, com o que podemos deduzir por conta própria.
Estamos falando de um fato que também é perceptível, afinal, não é difícil notar a quantidade de empresas que vem surgindo diariamente. Um dos motivos que contribui com esse tipo de cenário é, claro, a urbanização vivenciada pela sociedade.
Dessa forma, é certo dizer que o gestor comercial acaba tendo um terreno muito positivo para trabalhar, assim como um profissional em infraestrutura de ti, ou qualquer outra profissão ligada à tecnologia.
Onde um gestor comercial pode atuar?
De uma maneira geral, o gestor comercial tem várias possibilidades para exercer a sua função, até porque, toda empresa precisa cuidar de suas transações comerciais, independente do porte ou do segmento.
Dito isso, confira abaixo quais são as principais atuações nessa área:
Gestão de carteiras
As carteiras de clientes são o bem mais valioso de uma empresa, por esse motivo, é necessário ter um profissional para lidar com o relacionamento e satisfação do cliente.
Gestão de inteligência comercial
Por fim, temos a gestão de inteligência comercial que é baseada, praticamente, em pesquisa.
Ou seja, através da análise de mercado, do cenário econômico e do comportamento dos concorrentes, o gestor dessa área acaba adotando as melhores decisões para o negócio, afinal.
O poder da decisão se aplica em qualquer tipo de empresa, desde uma distribuidora de produtos de limpeza, até uma grande rede de varejo.
Dito isso, o profissional pode ser responsável por todas as atribuições do setor comercial, incluindo, também, o setor de marketing, vendas, financeiro e suporte ao cliente, como já foi dito anteriormente.
Além disso, atualmente podemos notar uma grande ascensão dos comércios eletrônicos, visto que cada vez mais pessoas utilizam a internet para realizar suas compras ou contratar serviços.
Agora que você já sabe o que é gestão comercial, as qualidades que uma pessoa deve ter para atuar na área, e quais as principais áreas de atuação, chegou a hora de entender quais são os motivos para investir nesse tipo de curso. Iremos explicar melhor abaixo:
3 motivos para estudar gestão comercial
Como já foi dito anteriormente, a gestão comercial é uma das áreas que mais tem ganhado importância no mercado de trabalho.
Devido a concorrência entre as empresas ficar mais forte a cada dia, cresce, também, a necessidade de desenvolver estratégias para aumentar o volume de vendas e conquistar novos clientes.
Para que você possa entender melhor a importância de investir em um curso de gestão comercial, separamos 3 razões que farão você olhar esta área com outros olhos. Entenda:
Alta demanda por profissionais qualificados
Em meio a uma competição cada vez mais acirrada entre as empresas, o gestor comercial tem se tornado uma peça extremamente estratégica nos negócios. Isso significa que, um gestor comercial, por sua vez, vem sendo cada vez mais valorizado pelas organizações.
Assim que você conseguir a sua formação em gestão comercial, automaticamente estará apto para atuar em vários setores, desde as que já foram citadas neste artigo, até em áreas de vendas, marketing e logística.
Desenvolve competências valorizadas no mercado
Se você é aquele tipo de pessoa que gosta de desenvolver habilidades de liderança frequentemente, a gestão comercial é, sim, uma ótima alternativa para a sua carreira profissional.
Ao longo do curso, os estudantes se deparam com várias oportunidades para desenvolver competências técnicas e pessoais, como organização, inovação, visão estratégica, negociação e autoconfiança.
Além disso, investir no curso de gestão comercial também contribui para que você possa reconhecer e gerar talentos, construir equipes e ampliar a competitividade entre as empresas.
Possibilidade de gerir seu próprio negócio
Por fim, assim que uma pessoa se forma em gestão comercial, naturalmente, ela poderá fazer a gestão do seu próprio negócio, aplicando os conhecimentos que foram adquiridos ao longo do curso.
Além disso, é certo dizer que esse tipo de curso é, também, voltado para o empreendedorismo, o que permite que o aluno consiga desenvolver habilidades para abrir o seu próprio negócio.
Conclusão
Nesse artigo, procuramos reunir as principais informações sobre gestão comercial, e como essa área pode ser vantajosa para o seu perfil profissional.
Em resumo, trata-se de uma área perfeita para várias pessoas, principalmente quando consideramos o fato de ser uma área que abre portas no mercado de trabalho para você.