Conteúdo do artigo
Remédio para carrapato: Quais os melhores e mais eficazes?
Muitos tutores ainda se perguntam se remédio para carrapato realmente funciona, e se você é um deles, saiba que é a melhor alternativa para proteger seu cachorro da doença do carrapato.
Como você deve saber, a doença do carrapato, quando não tratada, pode levar à morte o animal, e mesmo quando é possível tratamento, seu cachorro pode sofrer bastante, e é claro que não é isso que você quer.
Portanto, para facilitar a sua pesquisa, conversamos com alguns veterinários e separamos aqui os melhores e mais eficazes remédios para carrapato, e assim, deixar seu pet protegido!
O que é doença de carrapato?
Antes de saber qual remédio para carrapato escolher para usar no seu cachorro, vamos apenas relembrar o que é doença do carrapato.
Então, é uma doença transmitida pela picada do carrapato, que ao entrar na corrente sanguínea, afeta vários órgãos.
Após a picada, a bactéria atinge o sistema imunológico do cachorro, e assim, a doença se instala, e o cão pode apresentar febre, perda de peso, diarreia, sangramento nasal, hemorragia, apenas para citar alguns sintomas.
É uma doença que tem cura, porém, o tempo de tratamento vai variar conforme a fase da doença e o estado do animal, que pode levar de 3 até 8 semanas.
O mais importante é que assim que você perceber uma infestação de carrapatos no seu cachorro, procurar logo o veterinário, pois quanto antes for feito o diagnóstico, mais rápida será a recuperação.
Remédio para carrapato: quais os melhores e mais eficazes?
Provavelmente você já deve ter visto propagandas na TV falando de remédio para matar carrapato em cachorro, mas como saber qual realmente funciona?
Apenas lembre-se que você nunca deve medicar seu animal sem a orientação do veterinário, pois ele vai prescrever a dosagem certa de acordo com as características do seu cachorro.
Então, confira, a seguir, os remédios para carrapato que geralmente são prescritos para cães:
1. Simparic
Simparic é um comprimido mastigável, de fácil aceitação, que atende a cães de todas as raças e portes, cuja administração é de acordo com o peso corpóreo.
É indicado para o tratamento e prevenção de infestações por pulgas, carrapatos e três tipos de sarna.
Seu mecanismo de ação é de 35 dias, e após esse período, é necessária uma nova administração.
2. Bravecto
Outro remédio para carrapato muito bem avaliado é o Bravecto, que oferece, em uma única dose, 12 semanas de proteção para cães e gatos.
Disponível em comprimido mastigável ou transdermal, eliminando 99% das pulgas do seu pet em até 8 horas e 100% dos carrapatos em até 12 horas.
Como alguns animais são mais resistentes a tomar comprimidos, a aplicação do medicamento na parte traseira do pescoço é a opção.
Assim como o Simparic, a dosagem vai variar de acordo com o peso do cachorro.
3. Nexgard
Também em versão mastigável, disponível no sabor carne, sua ação é bem rápida, eliminando pulgas e carrapatos em até 8 horas.
Como sua eficácia é de 30 dias, torna-se necessário administrar uma vez por mês.
Da mesma forma que os outros remédios para carrapato, existem dosagens diferentes conforme o peso do cachorro.
4. Remédios naturais
Alguns tutores não gostam de dar remédios para seus cães e preferem buscar alternativas naturais.
No caso dos remédios naturais, podem ser aplicados quando você perceber a presença de carrapatos no seu animalzinho.
Confira algumas receitas caseiras para acabar com os carrapatos:
- Óleos essenciais de limão, manjericão, cedro e lavanda: basta misturar 2 gotas de cada um e aplicar a solução sobre a pele do cachorro;
- Chá de camomila: prepare o chá como de costume, com flores ou sachê de camomila. embeba um algodão no chá e passe na pele do cachorro, principalmente nas áreas afetadas pelo parasita;
- Frutas cítricas: ferva em meio litro de água duas frutas cítricas cortadas em rodelas, com a casca. Quando ferver, baixe o fogo e deixe por uma hora. Espere esfriar e coloque em um borrifador. Aplique no cachorro, mas cuidado para não atingir os olhos;
- Óleo de amêndoas e vitamina E: é um excelente remédio natural para carrapato. Misture 20 ml de óleo de amêndoas com 1 cápsula de vitamina E. Despeje a solução em um frasco conta-gotas, e aplique gotinhas nas áreas afetadas.
5. Coleiras antipulgas e carrapatos
Outra maneira de prevenir e acabar com pulgas e carrapatos são as coleiras, e o mecanismo é bem simples: a cada vez que o cachorro se movimento, a coleira libera uma substância.
Geralmente, sua eficácia é por três meses, e não devem ser usadas em cães com menos de 45 dias.
Além disso, é contraindicada em fêmeas que estejam amamentando seus filhotes, e é preciso tomar muito cuidado para não deixar a coleira perto da boca do seu pet.
Então, para saber qual melhor remédio para carrapato para o seu cachorro, recomenda-se pedir orientação do seu veterinário, principalmente para ajustar a dosagem de acordo com o peso do seu animal.
Além disso, procure se informar de quanto em quanto tempo precisa dar novamente o remédio para o seu cachorro, pois essa é a garantia que estará protegido e com os carrapatos e pulgas bem longe!