A sociedade passa por mudanças constantemente e um dos motivos principais é a evolução da tecnologia. Por isso, pensando nessa situação e no futuro do trabalho, separamos a seguinte reflexão: como a tecnologia pode ajudar o profissional de RH de forma mais efetiva?
Já ressaltamos que esse uso oferece diversos benefícios para o setor e para uma empresa como um todo, sem contar que é uma tendência mundial dentro das organizações, o que demonstra a importância da tecnologia e dos softwares para o desenvolvimento de um negócio.
Vamos entender melhor!
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Melhora a comunicação
Com a inclusão dos dispositivos móveis no ambiente de trabalho, surgem novas possibilidades de comunicação. O WhatsApp e o Skype, por exemplo, são aplicativos que facilitam a comunicação entre a empresa e o colaborador, sem contar que é possível utilizá-los em qualquer lugar e em qualquer momento com a tecnologia do Chrome, claro, desde que seja para assuntos pertinentes ao trabalho.
Possibilita a análise de candidatos/funcionários
Com a ajuda da tecnologia, o profissional de RH também pode ter mais facilidade ao analisar funcionários e candidatos, como, o nível de desempenho, quais os pontos fortes e fracos e o que pode ser melhorado dentro da empresa para que os resultados cresçam cada vez mais. É ótimo para a gestão de pessoas.
Gera flexibilidade na jornada de trabalho
Você já ouviu falar em home office, certo? Ou seja, graças a tecnologia é possível também trabalhar em casa ou até mesmo de outro país, basta estar conectado por um computador, notebook, tablet ou smartphone.
Hoje em dia é comum, por exemplo, que as videoconferências ocorram com mais frequência em empresas. Além disso, o home office gera economia tanto para o funcionário quanto para a empresa, seja em aspectos financeiros e de tempo.
O funcionário, por exemplo, não precisa se deslocar até o local de trabalho, pegar o transporte público ou gastar com combustível. E pelo lado da empresa também há menos gastos, principalmente com energia, já que terá menos computadores, notebooks e outros aparelhos ligados.
O uso de dados ajuda tomada de decisão
Ter dados em mãos é essencial para tornar o RH mais estratégico, resolver problemas e consequentemente ajudar na tomada de decisão. É possível analisar informações individuais e métricas de desempenho com mais facilidade.
Sendo assim, dá para ter diversos indicadores sobre o time de funcionários, como, banco de horas, salários por função, quantidade de funcionários, departamentos e muito mais!