Motivos de bloqueio do FGTS podem variar desde empréstimos até cadastro desatualizado
Imagine a seguinte situação: você acessa o aplicativo do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para ver seu saldo. Afinal, você finalmente conseguirá sacar FGTS para realizar um grande sonho ou fazer uma reforma no seu apartamento.
Mas ao tentar realizar a operação, você descobre que seu saldo está bloqueado e impossibilitado de sacar. Esse bloqueio do FGTS pode causar um verdadeiro transtorno na sua conta e impedir a retirada completa ou de parte do FGTS.
Ter o saldo do FGTS bloqueado pode ocorrer por causa de diversos fatores, que vão desde a existência de empréstimos até a falta de atualização cadastral. Você pode contatar a Caixa Econômica Federal para saber o motivo, mas este texto vai te ajudar a entender as principais razões que podem levar ao bloqueio do seu fundo e como resolvê-las.
Como verificar se houve bloqueio do FGTS
A maneira mais fácil é utilizando o aplicativo do FGTS, disponível no site da Caixa Econômica Federal. Você faz o login usando sua conta e os dados do FGTS e pode solicitar um extrato da sua conta, que mostra o saldo do FGTS.
No extrato, você pode verificar o saldo da conta e também se há dinheiro bloqueado, bem como a quantidade bloqueada. O aplicativo normalmente mostra quais as razões do bloqueio do FGTS, mas caso isso não aconteça, você pode entrar em contato com a Caixa através dos números de atendimento.
Razões financeiras
Um dos motivos que pode levar ao bloqueio do FGTS é a existência de restrições ou pendências financeiras envolvendo sua conta. E é fácil verificar se essas pendências estão impedindo o acesso ao seu dinheiro, bem como tentar resolvê-las.
Saque-aniversário
Caso você tenha aderido à modalidade de saque-aniversário — que permite sacar parte do FGTS no mês de aniversário — sua conta estará bloqueada para outras modalidades. Dessa forma, se você for demitido do trabalho e tentar sacar a multa de 40%, por exemplo, não conseguirá fazer essa operação.
Nesse caso, infelizmente não há o que fazer a não ser esperar. Para desbloquear a multa de 40%, você precisa solicitar o retorno à modalidade de saque-rescisão. No entanto, essa mudança só se efetivará após 2 anos e 1 mês, contados da data de solicitação da troca.
Antecipação de parcelas do saque-aniversário
Outro bloqueio do FGTS que envolve o saque-aniversário diz respeito à antecipação das parcelas dessa modalidade. Você pode solicitar o saque-aniversário uma vez por ano, mas a antecipação das parcelas funciona como um contrato de empréstimo.
Logo, se você antecipou alguma parcela, o saldo ficará bloqueado até que você faça o pagamento. Por isso, a solução para liberar o saldo nesse caso é fazer a antecipação do pagamento das parcelas, da mesma forma que em um empréstimo convencional.
Motivos técnicos
Além dos bloqueios financeiros, o saldo do seu FGTS pode estar bloqueado por razões técnicas. Esses motivos vão desde inconsistências no saldo até a falta de atualização cadastral, que deve ser feita periodicamente.
bloqueio do FGTS pelo empregador
O empregador deposita 8% do valor do salário na conta do empregado no FGTS. Muitas vezes esse pagamento pode ser feito duas vezes por engano, ou então trazer valores incorretos para mais ou para menos.
Nesses casos, o empregador pode solicitar o estorno do valor pago a mais, que ficará bloqueado na conta do empregado enquanto a Caixa Econômica Federal faz a averiguação. Você pode entrar em contato com o atendimento do FGTS na Caixa para verificar o prazo para a solução do problema.
Pendências documentais
Um dos motivos mais comuns para o bloqueio do FGTS são pendências documentais envolvendo a autorização para o saque do dinheiro, como a Carteira de Trabalho e o Contrato de Rescisão. Se algum desses documentos estiver faltando ou apresentar inconsistências, o acesso ao FGTS pode ser bloqueado.
Por isso, verifique se o bloqueio ocorreu por esse motivo e solicite junto à Caixa quais documentos estão faltando. Ao realizar o envio, o saldo será liberado posteriormente.
Cadastro desatualizado
Por fim, o bloqueio do saldo FGTS também pode acontecer em caso de informações incorretas ou desatualizadas no banco de dados governamentais. Se você teve alguma mudança documental ou de trabalho, precisa manter seu cadastro no FGTS atualizado para evitar o bloqueio da conta.
Nesse caso, a solução é mais simples: basta realizar a atualização dos dados cadastrais no aplicativo e aguardar a aprovação dos novos dados. Feito isso, a Caixa libera o saldo bloqueado na conta.
Caso a atualização pelo aplicativo não funcione, entre em contato com a Caixa ou vá até uma agência e leve a documentação atualizada.